Simples: Empresas encerram suas atividades por falta de GESTÃO.
Muitos podem entender dessa afirmação categórica que direcionamos os problemas que encerram uma empresa a má gestão financeira, porém a gestão de uma organização é muito mais ampla e complexa se comparada a gestão financeira pura e simplesmente.
Não é raro tomarmos conhecimento de alguma empresa que encerrou suas atividades e ainda deixou muitas dívidas. Além da perda financeira, há nas pessoas envolvidas na direção da empresa um grande sentimento de derrota o que causa feridas difíceis de serem curadas.
Segundo pesquisas realizadas pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Médias Empresas) o encerramento das empresas pode ser classificados em 6 principais motivos – [vide no quadro]
Toda via, em nossa perspectiva, tudo isso se resumo a falta de GESTÃO.
GESTÃO não se trata somente da gestão financeira da organização, ter um belo fluxo de caixa, controles de todas as naturezas e saber exatamente como são gastos cada centavo da organização, entre diversos outros quesitos de uma boa gestão financeira. Muito mais é requerido para uma boa gestão empresarial.
Em ambientes cada vez mais competitivos, a continuidade de um negócio está associada a diversos fatores, sem limitar-se a, mas como exemplo:
- Gestão de Inovação,
- Gestão de Riscos,
- Gestão Financeira (evidentemente),
- Gestão de Pessoas,
- Gestão de Produtos,
- Gestão de Clientes,
- Gestão de Mercado, entre outros.
No caso da Nokia, quando Steve Ballmer o então presidente da companhia disse a emblemática frase no momento em que a empresa fora vendida para a Microsoft por um valor muito inferior em relação a momentos anteriores, faltou gestão de inovação, perceber o mercado e as necessidades dos seus clientes.
Voltaremos a conversar sobre Gestão e abordar alguns desses temas, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das atualizações.